Temas Sociólogicos


Estresse: um olhar para o mundo

O estresse é certo exagero de preocupações causadas por uma grande carga de esforços físicos e mentais. Ele é comum em áreas localizadas nos grandes centros urbanos como: no trabalho, na escola, em hospitais e entre outros ambientes de grande convívio humano.
A poluição do ar, a falta de transportes, trânsito caótico e a má alimentação são uns dos fatores aliados ao estresse. A melhor forma de reverter esse quadro é a prática de atividades físicas que além de diminuir o estresse também pode proporcionar um bom desempenho físico e mental; ter uma boa refeição diária numa dieta de frutas, verduras, carne e derivados do leite pode ser um bom aliado para prevenir o estresse, pois esse mal precisa ser erradicado urgentemente da população por provocar grandes transtornos psicológicos.


 Ìtalo Vinicius

Violência na sociedade
A violência é como um vírus que se espalha e ninguém está imune. Quanto mais pensamos que ela está longe e que não vamos ser atingidos, somos pegos de surpresa. Ela está em todos os lugares, nas ruas, nas escolas, e até mesmo dentro das nossas casas. Há vários tipos de violência, e uma das mais chocantes é a doméstica, pois começa dentro de casa, muitas vezes com a nossa própria família, um empurrão, um tapa, podem ser o grande motivo para gerar brigas que podem ser tornar freqüentes e quando menos se espera podem acabar em morte. Outros tipos também são os que acontecem contra idosos, crianças, negros e homossexuais. Vemos na televisão vários casos de violência que começam com insultos, ofensas e terminam em tragédia.O ser humano se julga tão esperto, tão capaz e, no entanto, só sabe resolver as coisas com violência.
Será olho por olho até que o mundo fique cego? A paz começa em nós mesmos. A violência tem como ser diminuída e até mesmo cessada, é só querermos.
 Alenna Lílian
Bullyng
 
Quem nunca foi gozado ou gozou de alguém na escola? Pirraças, discriminações, apelidos como “botijão de gás, palito de fósforo, quatro olho”, e até mesmo risadinhas nos corredores. Todo mundo já foi vitima ou já presenciou essas brincadeiras. Isso é denominado bullying, um termo inglês que é usado para atos ofensivos entre estudantes, mas traduzindo ao pé da letra significa intimidação. As vitimas são perseguidas, humilhadas, isoladas e elas normalmente sofrem em silêncio por medo ou vergonha dos agressores. Esse tipo de violência é praticada por alunos adolescentes e crianças.
Essa atitude pode ocasionar vários problemas na vitima como diminuição da auto-estima, estresse, depressão, angustia, e até mesmo suicídio(quando o casa estiver elevado ao extremo); enquanto nunca vão se cansar de “abusar”, e tirar a paz das vitimas levando a atitudes consideradas delinqüentes e criminosas, que vão transformando-os em adultos cada vez mais violentos. O bullying se trata de atitudes agressivas, intencionais e repetidas por apenas um aluno ou por um grupo deles contra outro. Portanto não se trata de brincadeiras que acontecem de vez em quando e sim aquelas que acontecem sempre, que podem levar a vitima a se afastar da unidade escolar.
Esse tipo de violência não está longe da nossa realidade, basta olharmos na nossa escola e veremos esse grande problema. Cada aluno deveria ter a consciência e quanto isso incomoda as vitimas, e quanto aos agressores deveriam ser punidos para que aprendam respeitar o próximo independentemente dos defeitos de cada um.
Camile Virgínia



Racismo

O racismo é um assunto que nunca sai da mídia e nem da boca do povo, por que é um assunto que está presente no dia á dia de todos nós.
O racismo acontece mais freqüentemente com as pessoas negras, de classe pobre, pessoas gordas ou magras demais, enfim... Na maioria dos casos sempre existe o racismo. Nós brasileiros somo descentes de vários povos, dos índios, escravos, dos portugueses entre outros. Mas porque existe tanta gente racista se somos descentes de negros? Porque tem tanta gente tentando ignorar suas origens? São várias perguntas que às vezes é fácil achar a resposta, mas não é fácil entender . A cada dia que passa a situação piora por conta da sociedade que não se conscientiza que todo mundo é igual independente de cor, raça, estilo e classe social.
Vamos colocar em uma situação uma pessoa negra, que por muitas vezes são confundidas como ladrão ou bandido todo mundo sabe que em todo lugar existem pessoas que agem de má fé, mas também não podemos generalizar.
A população negra é a que mais sofre com o racismo, as pessoas que poderiam estar em volta simplesmente ignoram achando que por ser negro não pode ser considerado como um cidadão honesto e de bem.
Definitivamente o ser humano é muito difícil de entender, a toda hora essas situações passam pelos nossos olhos e muitas pessoas acham que custa muito enxergar que ser racista é uma forma de dizer que é melhor do que aquele individuo por fazer eles passarem vergonha e por deixar eles excluídos da sociedade. Geralmente esse tipo de gente nunca tem consciência do que ta fazendo e se eles tiverem um pouco devem fazer por puro prazer, mas me vem outra pergunta na cabeça: qual o prazer de se desfazer de alguém? É complicado né ...

Priska Grazielle


Criminalidade
  
A convivência com a criminalidade no Brasil e no mundo, já se tornou algo quase rotineiro, ou rotineiro? Quando as pessoas dão por si, já estão passando a viver com esse problema alheio diante de qualquer lugar, sendo vítimas de catastrofes que são levados a incompreensão.
Na vivência do dia-a-dia, adolescentes de famílias carentes, que convivem em um cenário de conflitos, levam o que aprende assistindo tudo isso como exemplo, fumando, se drogando, roubando, matando; onde deveria está no colégio, estudando, aprendendo certamente ao contrário. Mas, quem disse que a criminalidade vem apenas das famílias carentes? De periferias!? Não, a criminalidade chegam à atingir jovens ricos, que mesmo assim matam, brigam, se drogam, para se diverti e destrói a quem pouco constrói.
A fome, a desigualdade e a exclusão social, apenas cresce esse metódo de criminalidade, onde o governo a população, o Brasil pode fazer com que mude esse cenário triste que vem acontecendo, sendo acomponhado por jornais, televisões, rádios. Se o Brasil chegasse com mais medidas efetivas para a redução da criminalidade entre jovens e adultos, seria uma solução à diminuição desse grande problema.
Tatiana Andrade

                                                      Consumo das drogas

O consumo das drogas aumentou no Brasil nesses últimos anos e isso vem desencadeando vários problemas graves.
Uma vez que o consumo aumenta o tráfico também cresce,
Menores começam ter amizades ruins e acabam tendo mais influencias que acaba levando os menores para o mundo não só das drogas como a vida do crime.
Esta acontecendo exemplos no Rio de Janeiro varias favelas estão sendo invadidas por policiais. Varias armas e drogas já foram apreendidas só que poucas prisões foram efetuadas, o que acaba sendo desconfortável para a sociedade, que acabam ficando com medo deles reagirem dentro da comunidade e acabar acontecendo tiroteios o que pode acabar atirando em uma pessoa inocente.
As pessoas da sociedade também tem por obrigação fazer denuncias sobre esse assunto por que isso pode ajudar a policia na busca de bandidos.
Espero que 2011 seja um ano de paz e tranqüilidade e que as policias possam agir de maneira correta e coerente com a sociedade.


Lílian Maria